top of page
Matéria Virada Cultural

                          A Popularidade da Virada Cultural

O evento foi criado em 2005 pela Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Cultura e são realizadas diversas atividades culturais anualmente. 

                                                                                                                       

                                                                                                           

                                                                                                                                                              Foto: Eduardo Anizelli

 

Planejada com o intuito de ocupar o centro da cidade pelo meio da arte, cultura e manifestações populares, a Virada Cultural foi inspiração de um festival que acontece todos os anos na França, chamado "Nuit blanche", em português Noite Branca.

Criado no governo Serra-Kassab, em que possibilita o acesso a todas as manifestações artísticas e a proximidade do paulistano com a cidade. O evento é feito de forma gratuita e possui a duração de 24 horas ininterruptas, e no dia da atração o metrô funciona 24 horas.   

O festival possui palcos temáticos em variadas localidades como a Avenida São João, que o gênero é Rock Nacional; Praça da República, que é tocado samba; Largo do Arouche, Estilo Popular e a Estação Júlio Prestes, na qual o tema é MPB.

De acordo com a Polícia Militar, todos os anos são aproximadamente 3,5 milhões de frequentadores. Em 2019 atingiu um recorde de público, com aproximadamente cinco milhões de pessoas.

Os shows que mais tiveram público foram da cantora Anitta e do cantor Criolo (cerca de 200 mil pessoas em cada), além do compositor e músico Caetano Veloso (160 mil pessoas).

"A escolha das atrações é feita através de uma curadoria especial. Em alguns anos, a Prefeitura abre um chamado público para os artistas se cadastrarem", disse Luiz Carlos Sendro Junior, coordenador da Casa de Cultura Municipal da Vila Guilherme-Casarão.

Com o surgimento da pandemia de Covid-19, o setor cultural foi um dos mais afetados no país, devido ao fechamento de centro culturais, eventos e festivais, sendo um deles a Virada Cultural de São Paulo.

Em 2020, a edição foi realizada em dezembro, de forma remota, com o tema “Tudo de arte, nada de aglomeração”. Esse ano o evento não foi realizado.

A Virada Cultural da cidade de São Paulo, é um dos maiores eventos do mundo e movimenta bilhões na economia da cidade. "Além do incentivo a arte, promove o encontro de pessoas de todos os tipos em um lugar saudável e igualitário", destaca Luiz Carlos Sendro.

Ademais, a Virada Cultural é um excelente atrativo turístico para as pessoas que vêm de outras cidades do Brasil e do mundo.

"O festival além de ser plural é uma forma de reunir pessoas e dar oportunidades para cidadãos que às vezes não tem condições de ir, e também para conhecer artistas e estilos musicais novos", afirma a frequentadora do evento, Juliana Begas.

4438430-high-jpeg.jpg

© 2021 Cultsp

bottom of page